Sanitização de Ambientes, produtos e procedimentos

IMG_20200411_100329(1aa)dd
  • 1 O que é Sanitização de Ambientes?
  • 2 Por que sanitizar?
  • 3 Limpeza x sanitização
  • 4 Sanitização x esterilização
  • 5 Tipos de Sanitização
  • 6 Produtos sanitizantes
  • 7 Sanitização de Ambientes: como realizar
  • 8 Sanitização segura e eficiente
  • 9 Ainda tem dúvida se deve contratar?

A pandemia do COVID-19 o Novo Coronavírus gerou muito medo e pânico na maioria das pessoas. Mas essa ameaça fez surgir uma nova mentalidade nas pessoas, que passaram a se preocupar mais com a própria higiene e saúde.

 

Essa conscientização deve continuar acontecendo, independente do novo vírus, pois todos os dias somos expostos a milhões de diferentes vírus, bactérias e ácaros. Percebe que nosso bem-estar e saúde estão em risco a todo momento?

Mas calma, não precisa de desespero, nem desenvolver uma mania de limpeza ou TOC. Continue lendo para saber mais sobre a solução para as ameaças invisíveis, vamos explicar tudo sobre limpeza, esterilização e Desinfecção de Ambientes.

O que é Sanitização de Ambientes?

 

O que é desinfecção de ambientes

A Sanitização refere-se à destruição de microrganismos na forma vegetativa, principalmente patogênicos (capazes de transmitir doenças infecciosas), presentes em um ambiente ou objeto. 

A eliminação desses seres pode ser feita através de processos físicos ou através da Sanitização química

O procedimento de Sanitização de Ambientes cumpre o papel de tornar locais de trabalho ou residências livres de agentes que transmitem doenças. Mas para realizar este processo, é necessário seguir métodos e produtos químicos especiais, capazes de destruir bactérias, fungos e vírus.

Por que Sanitizar?

Já parou para pensar quantas pessoas doentes passam, por dia, em cada hospital? Agora imagine a quantidade de vírus e bactérias que esses ambientes acumulam diariamente…é melhor nem imaginar, não é mesmo? 

Porém, isso explica o porquê esses ambientes de alta contaminação passam pela  Sanitização hospitalar, além da limpeza e até esterilização em certos locais. Vamos explicar a diferença entre esses processos mais para a frente, é só continuar lendo!

O que você precisa entender agora é que a sanitização é importantíssima no controle de doenças. Por isso, ela deve ser realizada periodicamente, não só em hospitais, mas também em empresas, domicílios e qualquer local com grande circulação de pessoas. 

Afinal, ao encontrarmos outras pessoas e, a cada ambiente que passamos, entramos em contato com novas bactérias e vírus. E eles são levados diretamente para a nossa casa ou trabalho, infectando outras formas.
É por isso que a desinfecção é importante para combater transmissão de doenças e controlar pandemias.

Limpeza x Sanitização

Se você tem dúvida sobre a diferença entre limpeza e sanitização, vamos explicar as particularidades de cada processo!

Se você precisa realizar a Sanitização de um objeto, saiba que fazer a limpeza é a primeira etapa necessária! Isso mesmo, a simples tarefa de esfregar com detergentes e enxaguar com água remove um número substancial de microrganismos.

A limpeza remove matéria orgânica, sais e a sujeira mais superficial, apenas reduzindo a carga microbiana.

Entretanto, apenas a higienização não consegue eliminar todos os agentes infecciosos. É aí que entra a Sanitização! De forma mais efetiva que a limpeza, a Sanitização elimina todo tipo de microrganismo, até mesmo os mais resistentes.

Sanitização x esterilização

Agora, qual a diferença entre Sanitização e esterilização?

Como você já sabe, a Sanitização é capaz de destruir bactérias, fungos e vírus, eliminando 99,999% microrganismos patogênicos

Entretanto, esse processo só não destrói os esporos bacterianos, como a esterilização é capaz.

A intenção da esterilização é que a probabilidade de sobrevivência do agente contaminante seja menor que 1:1.000.000, podendo considerar aquele objeto estéril, resultado necessário em equipamentos médicos, por exemplo.

Tipos de Sanitização

Existem três níveis de Sanitização: alto, intermediário e baixo. ANVISA conceitua Sanitização de alto nível como: processo físico ou químico que destrói a maioria dos microrganismos de artigos semicríticos, inclusive micobactérias e fungos, exceto um número elevado de esporos bacterianos.

Já a Sanitização de nível intermediário é o processo físico ou químico que destrói microrganismos patogênicos na forma vegetativa, micobactérias, a maioria dos vírus e dos fungos, de objetos inanimados e superfícies.

Sanitização de baixo nível é indicada apenas para itens não-críticos e superfícies, pois não há ação sobre esporos,  nem sobre certos tipos de vírus e fungos. Ela elimina a maioria das bactérias vegetativas, mas não todos os microrganismos. 

Produtos sanitizantes

Alguns agentes Sanitização químicos disponíveis no mercado são: álcool etílico 70%, fenóis, hipoclorito de sódio , quaternário de amônio (para Sanitização de superfícies).

Para a Desinfecção de Ambientes, é necessário utilizar produtos especializados a base de Quaternário de Amônia e de Peróxido de Hidrogênio, com ativos bactericidas que proporcionam alto desempenho e eliminam um amplo espectro de microrganismos. 

Além disso, eles precisam cumprir as normas das autoridades sanitárias e ambientais!

Sanitização de Ambientes: como realizar

Para realizar a Sanitização de qualquer ambiente, é necessário contratar profissionais, que possuem os equipamentos e produtos corretos, afinal trata-se de um procedimento bem delicado.

A Mr. limpeza é a maior empresa especializada em higienização e desinfecção de ambientes do Brasil. Nossos técnicos se deslocam até o local devidamente vestidos e protegidos com EPIs, só assim é garantido que o ambiente não seja infectado novamente. 

Os  produtos (a base de Quaternário de Amônia e de Peróxido de Hidrogênio) são aplicados através de pulverizadores em todas as superfícies e cômodos. 

É preciso proteger todo ambiente, então o produto deve ser aplicado em paredes, piso, tetos, portas, divisórias e móveis, só assim você garante resultados 100% satisfatórios. 

Mas atenção! É preciso contar com todos os equipamentos de segurança necessários para esse tipo de aplicação. Após o término do procedimento, o local só precisa ser mantido ventilado.

Sanitização segura e eficiente

Para garantir a saúde e o bem-estar das pessoas com que você convive, é preciso protegê-las até mesmo das ameaças que não podemos enxergar: os microrganismos!

Só a Sanitização de Ambientes é capaz de eliminá-los e prevenir que as pessoas próximas a você adoeçam.

Sanitização pode ser feita em ambientes abertos e fechados, como residências, escritórios, hospitais, comércios em geral, academias, elevadores, veículos, etc. Você só precisa contar com a ajuda de profissionais!  

Sanitização de Ambientes da Mr. limpeza combate bactérias, vírus, ácaros, fungos, mofo, odores, entre outros tipos de microrganismos patogênicos. O ambiente ou material sanitizado após a realização do procedimento!

aaaaaddv
Nosso serviço foi especialmente desenvolvido pensando nas dificuldades encontradas na área hospitalar e em outros ambientes infectados.

Ainda tem dúvida se deve contratar?

Utilizamos produtos que eliminam 99,999% os agentes alérgicos causadores de doenças, gerando uma ação sanitizante, detergente e desodorizante de alto desempenho. Todos são sustentáveis, ecológicos e de acordo com as normas das autoridades sanitárias e ambientais.

Assumimos um compromisso para garantir a qualidade do serviço, proteção e satisfação do cliente. Conte com a Mr. limpeza, ligue para 4020-0149

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima